quinta-feira, 9 de abril de 2009

Reflexão do texto 3-Inclusão Digital e formação de professores



Uma das questões que vem permeando no mundo atual ,especificamente aqui no Brasil, é sobre a inclusão digital. Ela visa como objetivo, "inserir" a sociedade no contexto das tecnologias da informação e do conhecimento.
Em um dos materiais expostos pela disciplina,mostra que em uma das pesquisas feitas pelo PNDA (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), juntamente com o IBGE,"um quinto dos domicílios brasileiros possuem computador com acesso à internet, ou seja, dos 56,43 milhões de domicílios estudados, 11,4 milhões possuem um micro com internet."( Dados de pesquisa do PNAD 2008). Mas isso só nos mostra a questão da inclusão superficialmente, pois para estar ou ser "incluído", não basta só ter um micro conectado a web e pronto! É buscar utilizar de ferramentas que auxiliem na sua prática como: incentivo à programas de inserção digital à população, criação de cursos preparatórios extensivos de qualidade na formação de professores familiarizando-os com o meio tecnológico,criação de laboratórios de informática nas escolas públicas de modo obrigatório, inserção da disciplina de informática no currículo escolar, dentre outros.

5 comentários:

  1. Concerteza Beta! Enquanto a escola não trabalhar de acordo com a realidade social,política e principalmente com a especificidade dos educandos, infelizmente não poderemos falar de inclusão digital.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Concerteza Beta! Enquanto a escola não trabalhar de acordo com a realidade social, política e principalmente com a especificidade dos educandos, infelizmente não poderá falar em inclusão digital.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog ta show Beta!!!!
    Ambiente massa! =)

    POis bem, será mesmo que esta sendo feita esta inclusão?,, é o que venho refletindo ultimamente, nós futuros profissionais da educação, devemos sim estar atentos a estes assuntos, e estar ligados na atualidade!

    Adorei o espaço!!!!

    Grande bjo!

    ResponderExcluir
  4. Betinha,,,minha flor!!!

    Adorei sua postagem , viuu

    Olha só, tem 2 selinhos pra vc la no meu blog!!
    Dá uma passadinha por lá e pega!

    Grande bjoooo
    E bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Betinha,
    Você tem razão quando fala que inclusão não é só está conectado à internet, é saber utilizar suas ferramentas. Dessa forma a nevegação fica sobre seu comando e não ao sabor d vento!

    ResponderExcluir