sábado, 20 de junho de 2009

Apresentações dos seminários:


Gostei muito dos seminários apresentados. Todos eles trouxeram de forma clara e objetiva as questões que permeiam em cada um dos temas que foram: Impressos e Educação, Internet e Educação, Rádio e Educação e TV, Vídeo e Educação.

Ao que se sabe, Jornal, Internet, Rádio, Televisão e Vídeo começam a se apresentar como efetivos meios a serem usados no processo educacional. Uma das inferências que se pode fazer é que, com a concorrência surgida a partir da rede mundial de computadores, esses meios procuram firmar posição e se apresentar como formas efetivas e necessárias, dentro da sociedade. Do ponto de vista da educação, porém, o computador, via internet, abre caminho para a união do texto, do áudio e da imagem, com a possibilidade de interação em tempo real. É certo, porém, que a internet abre novos horizontes para o processo educativo e põe em cheque todo o processo formal que vigorava até então. A união do texto, do áudio e da imagem faz com que o papel do professor comece a ser repensado e aponta para um futuro no qual só há uma certeza: a mudança constante.

O que se questiona é se todo esse avanço promovido pelas novas tecnologias de comunicação será capaz de contribuir para que o homem se torne um "ser" mais participante na sociedade em que vive. Historicamente, o processo de evolução dos meios através dos quais os homens se comunicam tem demonstrado que esses meios tanto podem contribuir para a participação e "libertação" do cidadão quanto para seu aprisionamento. Depende da forma como os meios de comunicação estão sendo utilizados: se numa sociedade democrática ou numa sociedade totalitária...

Enfim, parabenizo a todas as equipes pelo belo trabalho!!!




Um comentário:

  1. Sim, colega. De fato os seminários de forma geral foram enriquecedores. Parabéns a nós, as sobreviventes de Educação e tecnologias contemporâneas.

    ResponderExcluir